Desde o mês de maio rumores sobre o iPhone 12 corroboram que os fones de ouvido e carregador poderiam ser removidos da caixa do produto, não só para reduzir o lixo eletrônico como também para tentar manter o mesmo preço final apesar da inclusão do suporte ao 5G.
O primeiro a falar sobre essa possibilidade foi o analista Ming-Chi Kuo, e sua previsão parece ser reforçada por mudanças nos códigos do recém-liberado beta do iOS 14.2.
O código em questão, segundo o MacRumores, faz referência à exposição de ondas de rádio-frequência, sugerindo aos usuários “o uso dos fones de ouvido inclusos” – entretanto, no iOS 14.2 a menção foi ligeiramente alterada:
Para reduzir a exposição à energia de RF, utilize uma opção hands-free como o alto-falante embutido, fones de ouvido ou acessórios similares.
Em outras palavras, ao que tudo indica o iPhone 11, 11 Pro, 11 Pro Max e o iPhone SE serão os últimos smartphones da maçã a ainda trazer fones de ouvido inclusos na caixa. Não seria a primeira vez que a gigante de Cupertino estaria removendo itens da caixa do iPhone. O iPhone 2G, por exemplo, foi lançado em 2007 com um dock incluso, além do carregador e fones de ouvido.
Levando em consideração a intenção de reduzir o lixo eletrônico e de tentar equilibrar o preço final do produto, você concorda com a decisão da Apple de remover os EarPods da caixa do iPhone 12?