Por TIM
Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2022 – O Maracanã é o primeiro estádio 5G do Brasil. A TIM fechou uma parceria com a administração da arena, onde instalou 17 antenas para a quinta geração de rede móvel. A infraestrutura é suficiente para atender a um público bem superior à capacidade do espaço. A estreia da nova tecnologia é nesta quarta (19), na grande final entre Flamengo e Corinthians.
“Somos protagonistas na implementação do 5G no Brasil e estamos atentos a todas as possibilidades de experiências que os clientes podem ter acesso, como – por exemplo – a plena conexão em grandes aglomerações. Foi justamente por isso que investimos para entregar uma cobertura consistente em todas as capitais logo nos primeiros momentos da nova tecnologia”, explica o CEO da TIM, Alberto Griselli, ressaltando que TIM é única operadora a cobrir todos os bairros do Rio de Janeiro com o 5G. Ele destaca ainda que apenas a empresa oferecerá a rede de quinta geração no Maracanã nesse primeiro momento: “nosso objetivo é potencializar a experiência do torcedor em um cenário de intensa conectividade, facilitando também o trabalho de quem atua no espaço, como a imprensa, por exemplo. O 5G abre um mundo de possibilidades e a TIM está pronta para aproximar as pessoas dessa nova realidade”.
Com a infraestrutura instalada, os clientes TIM presentes no Maracanã e que possuem um aparelho compatível com o 5G poderão usufruir da tecnologia automaticamente. Como uma das grandes vantagens da quinta geração é suportar mais acessos simultâneos, podendo conectar milhares de dispositivos ao mesmo tempo e com qualidade de navegação, os usuários poderão utilizar redes sociais, apps de mensagem e outras aplicações de forma plena e em altíssima velocidade. As áreas ao redor do estádio também serão atendidas, beneficiando quem está em pontos como UERJ e Mangueira. Aqueles que não têm um smartphone 5G observarão ainda uma melhora importante no 4G na região, uma vez que parte do tráfego existente hoje será escoado pela infraestrutura recém-instalada.
“A chegada da rede 5G no Maracanã traz um avanço tecnológico importante para a infraestrutura do estádio e o coloca definitivamente na mesma prateleira dos maiores do mundo. Sem sombra de dúvidas, agregará muito valor na jornada e na experiência de torcedores, patrocinadores e prestadores de serviço dentro do nosso dia a dia. Neste momento, o Maracanã dá mais um grande passo no trabalho que vem sendo realizado nos últimos três anos por sua gestão”, comenta Severiano Braga, CEO do Maracanã.
A parceria com o Maracanã para instalação da rede 5G faz parte de um acordo de patrocínio, que prevê a exibição da marca em locais estratégicos, como banco de reservas, telão e painéis de LED. Para celebrar a união, a TIM planeja uma série de ações e o pontapé inicial foi a iluminação do estádio de azul na noite de terça-feira (18/10).
O 5G no esporte
As transmissões em 5G, além de refletirem diretamente na qualidade das imagens recebidas, sem queda de sinal e com menos atraso entre a captação e a exibição, possibilitarão novas maneiras do torcedor ter acesso a estatísticas, com dados transmitidos simultaneamente. Os próprios clubes também terão mais oportunidades de negócios, com maior possibilidade de interação com o público, por meio de ferramentas que serão desenvolvidas. A nova tecnologia tem potencial para impactar não somente a experiencia dos usuários e a forma de consumir dados, mas também os processos operacionais envolvidos numa transmissão.
A experiência de consumo de dados 5G já pôde ser sentida por quem foi ao Rock in Rio, primeiro grande evento a contar com a rede de quinta geração. Na noite do show de Justin Bieber, os clientes TIM geraram um tráfego de dados colossal, que chegou a 25 terabytes com envio de fotos, vídeos e transmissões ao vivo, com velocidades de download em 5G superiores a 1 gigabite por segundo. Em todo o festival, a operadora contabilizou tráfego de 133 terabytes, com 20% já sendo de aparelhos 5G. O volume é o equivalente, por exemplo, a assistir vídeos initerruptamente por mais de 45 anos no YouTube.
fonte: TIM