TIM diz que “5G do marketing” chega antes de leilão da Anatel.

Pietro Labriola, CEO da TIM, afirma que “5G de verdade” só chegará após o leilão da Anatel; TIM se prepara para lançar 5G DSS em outubro.

O CEO da TIM, Pietro Labriola, afirmou que o “5G de verdade” só existirá após o leilão de frequências da Anatel, que ocorrerá apenas no primeiro trimestre de 2021, e que o “5G do marketing” chega o quanto antes. A operadora se prepara para lançar a quinta geração com compartilhamento dinâmico de espectro (DSS) no mês de outubro.

A resposta foi dada após Labriola ser questionado sobre a data de lançamento da tecnologia no Brasil: “Se falamos do 5G de verdade, depois do leilão, mas se falamos do 5G do marketing, chega muito cedo”. O executivo também afirma que pretende melhorar a qualidade do serviço com a lógica da transparência, e, para isso, a TIM deverá ser mais assertiva ao explicar as verdadeiras vantagens da oferta.

TIM deve lançar 5G DSS neste mês

Mesmo tendo falado sobre “5G do marketing”, a TIM se prepara para lançar o 5G DSS já no mês de outubro em Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS). Ao contrário da estratégia de Claro, Oi e Vivo, a TIM irá utilizar a tecnologia para banda larga residencial, no modelo FWA. Em nota a empresa afirmou que a ativação da rede foi concluída em setembro e que os testes de performance devem se iniciar nesta semana.

A TIM já vende acesso de banda larga residencial utilizando 4G. O TIM Live Internet é comercializado nos municípios cobertos pela frequência de 700 MHz e tem velocidade prometida de 5 Mb/s, mas com franquia de dados de até 80 GB. Os planos para o 5G DSS ainda não foram divulgados pela companhia.

O 5G da TIM deve ser lançado nos municípios de Bento Gonçalves (RS)Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS) com os fornecedores Ericsson, Huawei e Nokia. De acordo com o Telesíntese, a operadora não revelou os motivos do atraso e a data exata para a ativação da rede.

5G DSS da TIM será usado para internet fixa

A proposta da TIM é utilizar o 5G DSS para levar internet fixa a residências. O produto deve seguir um modelo similar ao do TIM Live Internet, comercializado sob a rede 4G na frequência de 700 MHz.

A TIM ainda não divulgou detalhes como velocidade, franquia de uso ou mesmo a frequência adotada para o 5G DSS. No serviço com 4G, a operadora promete download de 5 Mb/s e pacote de dados de até 80 GB.

Fonte: Tecnoblog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima